quinta-feira, 28 de maio de 2009

MARKETING SEGMENTADO


O marketing personalizado já passou por fases de euforia e agora passa pela maturidade. Nos anos de 1990, foi considerado um passo inevitável da indústria. Porém, na prática, a industrialização em série de produtos personalizados acabou sendo incorporada por algumas poucas empresas. Atualmente, estudos de marketing vêm demonstrar que a personalização interfere de forma positiva nos lucros das empresas, por isso, nota-se que mais empresas vêm implantando planos de personalização de seus serviços e produtos, a fim se adequar às atuais tendências de comportamento da população. É comprovado que as vendas via internet vem aumentando a cada ano, acompanhando esse novo estilo de vida dos consumidores.
Mas o que se observa ainda nas empresas de moda, é que o departamento de marketing acredita que um maior mix de produtos vai abranger maiores mercados consumidores. Enquanto o departamento financeiro, em geral, não é a favor desse tipo de estratégia para não aumentarem os custos. Como se pode avaliar, ambos os departamentos têm razões em suas crenças e tal impasse ainda dificulta a completa adoção do marketing personalizado.
Contudo, podemos concluir que cada vez mais o consumidor estará envolvido no projeto do produto, ditando as direções a serem tomadas. As empresas de moda continuam tendo papel importante nesse processo, pois serão fontes de inspiração, serão também responsáveis pela qualidade dos materiais, bem como pela logística. Diante disso, é preciso que as empresas de moda reavaliem suas estratégias de marketing com pitadas de ousadia e criatividade para que suas marcas estejam sempre na mente e no desejo dos consumidores.

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